Feliz ano novo… Feliz vida de sempre! – Por Tatiana Kielberman

É muito difícil – quase impossível, eu diria – escapar de mensagens-clichê ao final do ano. A maior parte de nós costuma fazer uma retrospectiva do que foi bom ou ruim, favorável ou prejudicial, válido ou nem tanto… como se pudéssemos, de fato, separar o joio do trigo.

Mas, durante os meus poucos anos de vida, fui percebendo que, ao longo da rotina – quando as coisas acontecem e o cotidiano atravessa nossos olhos sem pestanejar – nem sempre conseguimos desmembrar um lado do outro… o tudo e o nada… o certo e o errado.

As realidades se mesclam em meio às experiências de cada ser humano – talvez seja justamente esta a graça, o diferencial da emoção – e, por mais que busquemos dividir em gavetas: pessoas, fatos, sentimentos, sonhos, histórias… a verdade é que somos multifacetados e nunca teremos a completa noção do todo.

Fechamos o ano em 31 de dezembro, prometendo que tudo será diferente a partir da meia-noite de 01 de janeiro… Valores – adquiridos em uma vida inteira – modificados de uma hora para outra! Velhos hábitos repentinamente abandonados, sem mais nem menos…. Tudo na maior facilidade, como se pudéssemos trocar de corpo. De alma. De coração.

Pode até ser que dê certo. Talvez dure cinco minutos… Uma hora… Alguns dias… Mas ninguém modifica sua essência apenas porque é ano novo… Porque amanhã será 2015. Nem pelo outro, a quem tanto gostamos de responsabilizar, culpar e atribuir obrigações insanas…

Ainda estou aprendendo a respeito, mas faço uma aposta: a gente muda de verdade quando acredita nessa mudança. Quando a voz de dentro não precisa gritar para dizer o que necessitamos ouvir. E isso basta.

Confesso a vocês que tive imensa preguiça de fazer o meu balanço do ano de 2014, por isso não o fiz. Não tachei minhas escolhas, não julguei meus atos. Apenas deixei que tudo seguisse seu fluxo, como pôde ser… e meu compromisso com 2015 será o mesmo: viver.

Feliz ano novo! Feliz vida de sempre!

Tatiana Kielberman

11 comentários sobre “Feliz ano novo… Feliz vida de sempre! – Por Tatiana Kielberman

  1. Sinto que carrego comigo todos esses anos novos desde o dia em que nasci.
    É como se eles já existissem antes mesmo da minha existência.
    ℓαurα ʍéℓℓѳ

    ♡ feliz tudo sempre!
    beijos

  2. Perfeito, Tati!

    Minha mudança tem sido tão sustentável e feita com tanta dedicação, que fiquei feliz ao perceber que não conseguia listar as 6 resoluções de ano novo que me perguntaram. Minha mudança é a cada dia, sendo ano novo ou não, porque o dia sempre é novo.

  3. Que venha 2015!
    os planos existem e há que ter foco e vontade de realizá-los…
    lindo texto e reflexão.
    beijos e que o ano de todos seja de paz!

O que você achou do post?

